segunda-feira, 5 de março de 2018

UM POUCO DA HISTÓRIA DO LIONS CLUBE INTERNACIONAL:
O Lions Clube Internacional é atualmente a maior dentre as organizações internacionais de clubes de serviço do mundo, voltadas para serviços humanitários, foi fundada nos Estados Unidos por MELVIN JONES, no dia 07 de junho de 1917 tendo como símbolo um leão e slogan “NÓS SERVIMOS”. O Lions tornou-se internacional em apenas três anos, em 1920, com a fundação do primeiro clube no Canadá. Depois foi a vez do México, em 1927. Nas décadas de 50 e 60 a expansão internacional intensificou-se com clubes novos na Europa, Ásia e África.
Atualmente, existem mais de 46.000 Lions Clubes espalhados por 210 países. É a maior dentre as organizações internacionais de clubes de serviços do mundo e desenvolve um trabalho voltado para serviços humanitários.
São aproximadamente 1,4 milhão de homens e mulheres realizando exames de vista e de saúde, construindo parques, apoiando hospitais oftalmológicos, concedendo bolsas de estudo, auxiliando jovens, distribuindo cestas básicas, dando apoio a entidades filantrópicas, fornecendo ajuda em momentos de catástrofes e muito mais.
O Lions Clube Internacional foi uma das primeiras organizações não-governamentais convidadas a auxiliar na elaboração da Carta da ONU, tendo desenvolvido grande importância na mesma. Trabalha com a Organização das Nações Unidas desde a sua fundação em 1945 para levar ajuda aos necessitados de todo o mundo, fato que se comprova a ser a única instituição a possuir todo ano um dia exclusivo na ONU que atende aos leões de todo o mundo.
Em 2007 o Lions Clube Internacional foi escolhido como a melhor ONG do mundo pela ONU, e também em 2016 o Lions Clube Internacional foi indicado para o prêmio Nobel da Paz 2017.
COMO NASCEU O LIONS CLUBE
Em 1917, Melvin Jones, um empresário de Chicago de 38 anos, disse aos membros da associação local de empresários que era necessário ir além das questões empresariais e trabalhar pela melhoria das comunidades em que eles viviam e do mundo. O grupo de Jones, o Business Circle of Chicago, concordou com ele.
Após contato com grupos semelhantes nos Estados Unidos, foi realizada uma reunião organizacional em 7 de junho de 1917 em Chicago, Illinois, EUA. O novo grupo adotou o nome de um dos grupos convidados, a "Associação de Lions Clubes", e uma convenção nacional foi realizada em Dallas, Texas (EUA), em outubro do mesmo ano. Um estatuto, regulamentos, objetivos e um código de ética foram aprovados. Desde então, já nos tornamos referência pela nossa integridade e transparência. Somos uma organização bem administrada, com uma visão sólida, uma missão bem definida e uma longa história de muito orgulho.
Melvin Jones fez uma pergunta simples, que foi capaz de mudar o mundo: e se as pessoas usassem suas habilidades no trabalho pela melhoria da comunidade em que vivem? Quase 100 anos depois, o Lions Clube Internacional é a maior organização de clubes de serviço do mundo com belas histórias e trabalhos de Leões agindo pelo mesmo ideal: VAMOS MELHORAR NOSSAS COMUNIDADES.
NOME DO LIONS
Em quinta-feira, 7 de junho de 1917, os delegados se reuniram em Chicago a convite de Melvin Jones. O único ponto que faltava era a escolha de um nome para a nova organização. Melvin Jones teve a ideia de chamar a nova organização de Lions. Ele estava convencido de que o Leão era forte, corajoso, fiel e vital. Em uma urna secreta, o nome Lions foi escolhido entre vários outros.
EMBLEMAS DO LIONS CLUBE
Na convenção de 1919, foi proposta a mudança do símbolo, mas um jovem advogado de Denver, Colorado, pediu permissão para falar. Seu nome era Halsted Ritter. "O nome Lions dá ideia não só de fraternidade, companheirismo, força de caráter e propósito, mas, acima de tudo, a combinação das letras L-I-O-N-S transmite ao país um verdadeiro significado de cidadania: liberdade, inteligência, e segurança da nossa nação (Liberty, Intelligence, Our Nation’s Safety).
A edição de janeiro de 1931 da Revista THE LION trazia esta interpretação do nome da associação:
Nosso nome não foi escolhido aleatoriamente, nem foi fabricado. Desde tempos remotos, o leão tem sido símbolo de tudo o que era bom e, devido a esse simbolismo, o nome foi escolhido. Quatro qualidades notáveis (coragem, força, atitude e fidelidade) estão muito relacionadas com a adoção desse nome. A última delas, fidelidade, tem um significado profundo e peculiar para todos os Leões. O leão tem sido um símbolo de fidelidade em todas as horas e entre todas as nações, antigas e modernas. Ele significa lealdade a um amigo, a um princípio, a uma obrigação e a uma confiança.
O emblema consiste em uma letra “L” dourada em uma área circular. Ao redor, há uma área circular com o perfil de dois Leões olhando para o centro. A palavra “Lions” aparece na parte superior e “International” na parte inferior. Os Leões olham para o passado e para o futuro, mostrando orgulho de suas tradições e confiança no futuro. #LIONS10 #lionsclubecampomaior
Fonte: Wikipédia/ Blog Lions Clube de Ourinhos

0 comments:

Postar um comentário